SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Franciscan presence and Jesuit supremacy in the field of History and History of Education in the colonial era - a diagnosis in historiographical research from the analysis of the CBHE of the SBHEThe contribution of Studies on School Groups to the Historiography of Brazilian Education: reflections for debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTOS, AdemirValdir dos  and  VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e062.  Epub May 01, 2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e062.

Objetiva identificar e categorizar artigos de História de Instituições Escolares publicados na Revista Brasileira de História da Educação no intervalo ente 2001 e 2018, com o uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). O corpus documental é composto por artigos que examinam histórias institucionais por meio de conteúdos que conformam as categorias espacial, temporal, intelectual, social, política, teoria e metodologia e completo. Os resultados indicam que investigações sobre escolas estão em 24% dos textos. A historiografia em História de Instituições Escolares, publicada na Revista Brasileira de História da Educação, revela uma escrita crítica e inovadora, trazendo à luz a diversidade de escolas que construímos e possibilitando refletir sobre a formação humana.

Keywords : história da educação; história de instituições escolares; historiografia da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )