SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Presencia franciscana y supremacía jesuítica en el campo de la Historia y de la Historia de la Educación en la época colonial - un diagnóstico en la investigación historiográfica a partir del análisis de los CBHE de la SBHELa Contribución de los Estudios sobre Grupos Escolares para la Historiografía de la Educación Brasileña: reflexiones para debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SANTOS, AdemirValdir dos  y  VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e062.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e062.

Objetiva identificar e categorizar artigos de História de Instituições Escolares publicados na Revista Brasileira de História da Educação no intervalo ente 2001 e 2018, com o uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). O corpus documental é composto por artigos que examinam histórias institucionais por meio de conteúdos que conformam as categorias espacial, temporal, intelectual, social, política, teoria e metodologia e completo. Os resultados indicam que investigações sobre escolas estão em 24% dos textos. A historiografia em História de Instituições Escolares, publicada na Revista Brasileira de História da Educação, revela uma escrita crítica e inovadora, trazendo à luz a diversidade de escolas que construímos e possibilitando refletir sobre a formação humana.

Palabras clave : história da educação; história de instituições escolares; historiografia da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )