SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Presença franciscana e supremacia jesuítica no campo da história e da história da educação na época colonial - um diagnóstico na pesquisa historiográfica a partir da análise dos CBHE da SBHEA contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTOS, AdemirValdir dos  e  VECHIA, Ariclê. As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e062.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e062.

Objetiva identificar e categorizar artigos de História de Instituições Escolares publicados na Revista Brasileira de História da Educação no intervalo ente 2001 e 2018, com o uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). O corpus documental é composto por artigos que examinam histórias institucionais por meio de conteúdos que conformam as categorias espacial, temporal, intelectual, social, política, teoria e metodologia e completo. Os resultados indicam que investigações sobre escolas estão em 24% dos textos. A historiografia em História de Instituições Escolares, publicada na Revista Brasileira de História da Educação, revela uma escrita crítica e inovadora, trazendo à luz a diversidade de escolas que construímos e possibilitando refletir sobre a formação humana.

Palavras-chave : história da educação; história de instituições escolares; historiografia da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )