SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educaçãoA constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CANDIDO, Renata Marcílio. Festejar aqui e lá: a escrita comparada das festas escolares no Brasil e em Portugal (1890-1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e066.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e066.

Este artigo propõe a escrita comparada da história das festas escolares no Brasil e em Portugal em um contexto representativo da consolidação dos sistemas públicos e estatais de ensino nos dois países, na viragem do século XIX para o XX. As análises que tecem a escrita foram elaboradas a partir da sistematização de textos publicados em periódicos de ensino. Neste corpus documental, percebe-se que as ‘aproximações’ com relação ao tema referem-se às festas que celebram a escola como parte do projeto modernizador das sociedades brasileira e portuguesa. Já os ‘distanciamentos’ relacionam-se aos temas das solenidades, como as festas beneficentes portuguesas, ou às datas representativas dos ‘heróis’ nacionais e acontecimentos marcantes da história política dos países.

Palavras-chave : festas escolares; escrita da história; história comparada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )