SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Festejar aqui e lá: a escrita comparada das festas escolares no Brasil e em Portugal (1890-1920)História e historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - inteligibilidades, apagamentos, necessidades, possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PERES, Eliane. A constituição de um arquivo e a escrita da história da educação: do gesto artesão à prática científica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e067.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e067.

Este artigo discute a intrínseca relação existente entre o gesto artesão de constituição de um arquivo e a escrita da história da educação. Com base na experiência de mais de uma década de trabalho ininterrupto em que se associam coleta, guarda, organização e pesquisa ‘de’ e ‘em’ um arquivo específico, apresentam-se algumas das opções que foram tomadas ao longo do processo, justificando-as e discutindo-as. Trata-se de um arquivo constituído em uma universidade pública brasileira que abriga atualmente mais de cinco mil itens inventariados. A intenção principal é demostrar que a ideia que sustentou a criação do arquivo é a de lugar de memória coletiva da infância escolarizada, da docência da escola primária/anos iniciais e das práticas sociais e escolares de leitura e de escrita edodesenvolvimento de pesquisas socialmente referenciadas.

Palavras-chave : arquivístico; acervo histórico; documentação; historiografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )