SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19La constitución de un archivo y la escritura de la historia de la educación: del gesto artesano a la práctica científicaEducación no escolar: Balance de la producción presente en los Congresos Brasileños de Historia de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

XAVIER, Cristiane Fernanda. História e historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - inteligibilidades, apagamentos, necessidades, possibilidades. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e068.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e068.

A fixação da CEAA, de 1947, como marco da atuação da União em favor da educação de adolescentes e adultos; a emergência de movimentos de educação popular na década de 1960 e a constituição de uma proposta e um paradigma pedagógico para a EJA, com o trabalho de Paulo Freire; a repressão do regime militar às práticas educativas de orientação freireana e a instalação do MOBRAL, em 1970, constitui a base de uma tradição historiográfica da EJA. O artigo analisa como a efetuação dessa memória obscureceu o processo de incorporação da educação dos trabalhadores ao sistema educacional brasileiro republicano. Discute a necessidade de ampliação do conhecimento histórico na afirmação identitária da EJA e acena para possibilidades investigativas a partir das estatísticas educacionais dos anos de 1930.

Palabras clave : Ensino supletivo; memória histórica; identidade; estatísticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )