SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Historia e historiografía de la Educación de Jóvenes y Adultos en Brasil - inteligibilidades, borrados, necesidades, posibilidadesCartografía de las producciones en historia de la educación en los programas de postgrado en educación en Pará-Brasil (2005-2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa  y  BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e069.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e069.

O artigo analisa a produção acadêmica envolvendo a temática da educação não escolar nos Congressos Brasileiros de História da Educação entre 2000 a 2017. Trata-se de uma reflexão teórico-bibliográfica à maneira dos estudos sobre o estado do conhecimento. Inspira-se na ideia de educação como cultura de Brandão (2002) e de pedagogia cultural de Andrade e Costa (2017). Nas produções analisadas destacam-se a escola como lócus privilegiado de formação humana, além da baixa incidência de trabalhos sobre educação não escolar, a despeito de sua persistente presença entre os diversos eixos do evento. Ressalta-se a importância do debate epistemológico sobre os múltiplos sentidos da educação em direção a um conceito ampliado, capaz de abranger as complexas e multifacetadas formas de ser e aprender.

Palabras clave : historiografia; educação como cultura; história da educação; educação informal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )