SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educación no escolar: Balance de la producción presente en los Congresos Brasileños de Historia de la EducaciónVeinte años de la Sociedad Brasileña de Historia de la Educación: con los ojos en el futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ALVES, Laura Maria Silva Araújo; NERY, Vitor Sousa Cunha  y  SILVA, Lívia Sousa da. Cartografia das produções em história da educação nos Programas de Pós-graduação em Educação no Pará (2005-2018). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2019, vol.19, e070.  Epub 01-Mayo-2019. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e070.

Este artigo objetiva construir uma cartografia das produções sobre história da educação no Pará, tomando por base as teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPA e da UEPA, no período de 2005-2018, o que nos permitiu avaliar os avanços nas produções relativas à história da educação na Amazônia e identificar lacunas e desafios aos pesquisadores da educação da região Norte, no campo da história da educação. As produções analisadas apontam que, embora não exista nos dois Programas de Pós-graduação em Educação uma linha e/ou núcleo específico na área da história da educação, constatou-se uma significativa produção. Ao final, analisamos em que medida os dois programas contribuíram para o fortalecimento de pesquisas em história da educação.

Palabras clave : história da educação; Pará; produções acadêmicas; Amazônia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )