SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Drawing teaching: a look at courses of the department of arts of Federal University of Paraná (1981-1987)Kaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century: from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RODRIGUES, José Raimundo; MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira  and  VIEIRA, Eliane Telles de Bruim. Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e095.  Epub Jan 02, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e095.

Resumo: Este artigo procura retomar os congressos sobre educação de surdos ocorridos no final do século XIX, principalmente a seção dos surdos do Congresso de Paris, em 1900, compreendendo-os num conjunto mais amplo onde se situa também o Congresso de Milão (1880). Desta maneira, tomamos o Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets - section des sourds-muets como ‘documento-monumento’ que nos permite problematizar as verdades produzidas em torno dessa história e debruçamo-nos sobre as deliberações dos surdos, considerando-as em sua atualidade e seu potencial questionador do que tem sido afirmado sobre a educação de surdos ontem e hoje. Trata-se de uma pesquisa documental que visa a dialogar sobre essas verdades no desejo de desinstalarmo-nos e revermos posicionamentos.

Keywords : educação de surdos; congressos de surdos; Congresso de Milão (1880)..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )