SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20La enseñanza del dibujo: una mirada a los cursos del departamento de arte de la Universidad Federal de Paraná (1981-1987)Escolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI: de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RODRIGUES, José Raimundo; MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira  y  VIEIRA, Eliane Telles de Bruim. Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdos. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e095.  Epub 02-Ene-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e095.

Resumo: Este artigo procura retomar os congressos sobre educação de surdos ocorridos no final do século XIX, principalmente a seção dos surdos do Congresso de Paris, em 1900, compreendendo-os num conjunto mais amplo onde se situa também o Congresso de Milão (1880). Desta maneira, tomamos o Congrès International pour l’Étude des Questions d´Éducation et d´Assistance des Sourds-Muets - section des sourds-muets como ‘documento-monumento’ que nos permite problematizar as verdades produzidas em torno dessa história e debruçamo-nos sobre as deliberações dos surdos, considerando-as em sua atualidade e seu potencial questionador do que tem sido afirmado sobre a educação de surdos ontem e hoje. Trata-se de uma pesquisa documental que visa a dialogar sobre essas verdades no desejo de desinstalarmo-nos e revermos posicionamentos.

Palabras clave : educação de surdos; congressos de surdos; Congresso de Milão (1880)..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )