SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Congresso de Paris (1900): a seção de surdos e sua atualidade em relação à educação de surdosSaberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ANTUNES, Cláudia Pereira  e  MEDEIROS, Juliana Schneider. Escolarização kaingang no rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI: das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e103.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e103.

Resumo: O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.

Palavras-chave : Escola kaingang; História da educação indígena; Educação escolar indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )