SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Kaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century: from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schoolIn times of ‘nascent fermentation’: a reading of the projects for the primary public education of François Guizot (1832-1836) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

FRANCA, Denise Medina  and  ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e104.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e104.

Resumo: Este artigo apresenta o recorte de um estudo sobre os vestígios da ‘matemática a’ e ‘para ensinar’ em um contexto específico dos ginásios vocacionais de São Paulo. Buscaram-se indícios para identificar e caracterizar os saberes profissionais nas novas propostas para o ensino produzido por docentes nos cursos realizados na década de 1960, influenciados pelo Movimento da Matemática Moderna. O estudo norteou-se pela questão: De que maneira foram constituídos os saberes para ensinar matemática pelos professores dos ginásios vocacionais de São Paulo na década de 1960? A fundamentação teórica se apoia em estudos da história da educação e história cultural. As fontes primárias utilizadas pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC SP. Foi escolhido o tema ‘Números Racionais’, para o qual se concluiu que os saberes para ensinar matemática nos ginásios vocacionais foram construídos e articulados com a prática docente, sistematizados e objetivados para a cultura escolar.

Keywords : história da educação; educação matemática; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )