SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20In times of ‘nascent fermentation’: a reading of the projects for the primary public education of François Guizot (1832-1836)I hereby request: radio schools and the daily life in the letters of the Basic Education Movement i n the State of Pernambuco (1961-1966) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

RENK, Valquíria Elita  and  MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Por uma história da escola primária no contexto de imigração: experiências de escolarização entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos no Paraná. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e106.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e106.

Resumo: Objetiva-se uma análise comparativa das experiências de escolarização primária entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos que se estabeleceram no Paraná a partir da última quinzena do século 19. Ao lançar um olhar panorâmico sobre o processo de colonização estrangeira no Estado, destacam-se as iniciativas dos imigrantes para a criação de diferentes tipos de escolas elementares. Com o intuito de compreender as singularidades dessas iniciativas, a presente proposta insere-se na perspectiva da história cultural. O estudo oferece uma reflexão sobre as possibilidades de escrever uma história da escola no contexto da imigração paranaense. Visa compreender a escola como um lugar de cultura e a sua institucionalização como um processo eminente de disputas e embates políticos.

Keywords : colônias; instituições escolares; escolas étnicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )