SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20En tiempos de ‘fermentación nascente’:una lectura de los proyectos para la educación pública primaria de François Guizot (1832-1836)Vengo por medio de esta: escuelas radiofónicas y cotidiano en las cartas del Movimento de Educação de Base en Pernambuco (1961-1966) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RENK, Valquíria Elita  y  MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Por uma história da escola primária no contexto de imigração: experiências de escolarização entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos no Paraná. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e106.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e106.

Resumo: Objetiva-se uma análise comparativa das experiências de escolarização primária entre imigrantes eslavos e peninsulares itálicos que se estabeleceram no Paraná a partir da última quinzena do século 19. Ao lançar um olhar panorâmico sobre o processo de colonização estrangeira no Estado, destacam-se as iniciativas dos imigrantes para a criação de diferentes tipos de escolas elementares. Com o intuito de compreender as singularidades dessas iniciativas, a presente proposta insere-se na perspectiva da história cultural. O estudo oferece uma reflexão sobre as possibilidades de escrever uma história da escola no contexto da imigração paranaense. Visa compreender a escola como um lugar de cultura e a sua institucionalização como um processo eminente de disputas e embates políticos.

Palabras clave : colônias; instituições escolares; escolas étnicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )