SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20For a history of primary school in the immigration context: schooling experiences between Slavic and Italian Peninsula immigrants in the State of ParanáState and education in Argentina: an approach to Foucault’s uses to think about the Federal Education Law of 1993 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ALVES, Kelly Ludkiewicz. Venho por meio desta: escolas radiofônicas e cotidiano nas cartas do movimento de educação de base em Pernambuco (1961-1966). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e107.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e107.

Resumo: Contamos a história do ‘Movimento de Educação de Base’ (MEB) em Pernambuco, através da experiência dos monitores e alunos, que por meio das cartas deram visibilidade aos limites e às suas expectativas em relação à alfabetização. Partindo da história cultural e da história da cultura escrita, apresentamos as características de produção, circulação e o conteúdo das cartas, que em diálogo com a história da educação, permitiu identificar na experiência cotidiana as estratégias mobilizadas para o funcionamento das escolas radiofônicas, que possibilitaram a formação de uma comunidade de escreventes, em torno do intercâmbio epistolar e da circulação dos conteúdos educativos pelo rádio, práticas que transformaram as escolas radiofônicas em espaços de aprendizagem, produção e circulação da cultura popular.

Keywords : história da educação brasileira; educação de jovens e adultos; documentos não oficiais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )