SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Vengo por medio de esta: escuelas radiofónicas y cotidiano en las cartas del Movimento de Educação de Base en Pernambuco (1961-1966)El Consejo Municipal de Mariana y su faceta pedagógica (1889-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

CANAVESE, Mariana. Estado e educação na Argentina: uma aproximação aos usos de Foucault para pensar a Lei Federal de Educação de 1993. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e108.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e108.

Resumo: Dentro da recepção das propostas do filósofo francês Michel Foucault na história recente da Argentina, um conjunto de leituras e intervenções é produzido em espaços ligados à educação e à pedagogia. Na Argentina da década de 1990, as elaborações do filósofo constituem uma referência significativa na agenda educacional: operam em relação à problemática do poder, da autoridade e do controle em sala de aula, na análise das experiências educacionais e em relação ao pensamento pedagógico em geral. Neste artigo reconstruímos e analisamos algumas leituras e apropriações da ‘caixa de ferramentas’ foucaultiana relacionadas à área educacional e destinadas a pensar sobre a reforma cristalizada com a sanção da Lei Federal de Educação em 1993.

Palabras clave : debates educativos; recepção de ideias; pós-estruturalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )