SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930)A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LOBATO, Sidney  e  FERREIRA, Pollianna Pimentel. Educação e mundo do trabalho: diretrizes e ações educativas da Icomi no Amapá (1964-1967). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e110.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e110.

Resumo: Neste artigo enfocamos as diretrizes e ações educativas da Indústria e Comércio de Minérios S. A. (Icomi), a empresa mineradora que por mais de quatro décadas extraiu e vendeu o manganês de Serra do Navio, no centro do atual Estado do Amapá, no extremo-norte do Brasil. A principal fonte de pesquisa foi a revista mensal da empresa denominada Icomi-Notícias, que durou de 1964 a 1967. Ao relacionar os textos (artigos) e o contexto (abertura de novas frentes de exploração dos recursos naturais amazônicos), foi possível compreender que a educação era pensada e realizada nas company towns da Icomi como uma estratégia de formação de um novo tipo de homem e de sociedade local. A centralidade do trabalho e a especialização profissional eram percebidas como pilares de um novo modo de vida a ser forjado. Para atingir esse objetivo a Icomi construiu duas escolas, dois centros de treinamento, promoveu cursos profissionalizantes, concedeu bolsas de estudos, entre outras ações. Ela também estimulava, por meio de textos publicados na sua revista, o engajamento dos trabalhadores nessa démarche.

Palavras-chave : Fordismo; Revista Icomi-Notícias; Amapá.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )