SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Education and the world of work: guidelines and educational actions in Icomi/State of Amapá (1964-1967)Education in the field in the context of social movement struggles: a historical analysis of the struggles, achievements and resistances from the National Movement of Education in the Field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de  and  BARBOZA, Marcos Ayres. A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e111.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e111.

Resumo: Análise de textos que tratam da atuação dos franciscanos na América Portuguesa publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Trata-se da mais antiga instituição brasileira dedicada à pesquisa e à conservação de documentos históricos e culturais do Brasil. Criado em 1839, com a finalidade de coletar e publicar documentos históricos relevantes para a história do Brasil e incentivar as instituições públicas a preservarem os documentos históricos como parte de um projeto de construção de uma ‘memória nacional’. A revista do Instituto foi criada no mesmo ano. Nela, foram investigados os textos que tratam sobre o tema, em especial no que tange ao trabalho catequético e missionário dos franciscanos no Brasil colonial. Na Revista do IHGB foram localizados diversos documentos históricos que destacam a importância do trabalho dos religiosos da Ordem de São Francisco na constituição da identidade nacional.

Keywords : educação; educação brasileira; história da educação; franciscanos; IHGB.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )