SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Educação e mundo do trabalho: diretrizes e ações educativas da Icomi no Amapá (1964-1967)A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de  e  BARBOZA, Marcos Ayres. A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e111.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e111.

Resumo: Análise de textos que tratam da atuação dos franciscanos na América Portuguesa publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Trata-se da mais antiga instituição brasileira dedicada à pesquisa e à conservação de documentos históricos e culturais do Brasil. Criado em 1839, com a finalidade de coletar e publicar documentos históricos relevantes para a história do Brasil e incentivar as instituições públicas a preservarem os documentos históricos como parte de um projeto de construção de uma ‘memória nacional’. A revista do Instituto foi criada no mesmo ano. Nela, foram investigados os textos que tratam sobre o tema, em especial no que tange ao trabalho catequético e missionário dos franciscanos no Brasil colonial. Na Revista do IHGB foram localizados diversos documentos históricos que destacam a importância do trabalho dos religiosos da Ordem de São Francisco na constituição da identidade nacional.

Palavras-chave : educação; educação brasileira; história da educação; franciscanos; IHGB.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )