SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Education in the field in the context of social movement struggles: a historical analysis of the struggles, achievements and resistances from the National Movement of Education in the FieldEducation, civilization, entertainment: the Tivoli - an amusement park in Rio de Janeiro in the 19th century (1846-1848) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

THOMAS, Daiane de Medeiros  and  SCHMIDT, Leonete Luzia. O livro alfabetização... Uma aventura para a criança e sua adoção pelas professoras catarinenses na década de 1980: um estudo sobre esse percurso. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e113.  Epub Apr 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e113.

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o livro Alfabetização... uma aventura para a criança, escrito em 1981, e analisar como o Estado o fez chegar às professoras alfabetizadoras das escolas públicas catarinenses naquele período. Trata-se de uma pesquisa histórica realizada por meio de análise documental e entrevistas, cujas análises foram fundamentadas na perspectiva materialista histórica dialética. Os resultados apontam que o livro foi escrito para servir de manual para professores alfabetizadores e, com vistas à sua utilização, o Estado realizou cursos de ‘treinamento’, utilizando a metodologia de multiplicadores, para que estes aprendessem o método nele expresso e o colocassem em prática, sendo todo esse processo organizado pela autora do referido livro.

Keywords : alfabetização; método analítico; Santa Catarina; história da alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )