SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Educación, civilización, entretenimiento: el Tivoli - un parque de diversión en Rio de Janeiro del siglo XIX (1846-1848)La radio cautiva en las escuelas radiofónicas: un artefacto cultural de enseñanza para los caboclos ‘ingenuos’ en la Prelatura de Guamá en la Amazonía paraense (1961-1971) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FLIX, Xavier Torrebadella. A escolarização da educação física: uma análise de cinco imagenspublicadas na imprensa de Barcelona do início do século XX (1910-1913). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e115.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e115.

Resumo: A educação massiva da infância e os diferentes regimes de escolarização institucionalizaram disciplinas acadêmicas para uma rápida formação dos cidadãos. Uma destas disciplinas foi a educação física, a qual foi concebida como um dispositivo disciplinar de doutrinação. O objetivo deste trabalho é analisar desde uma perspectiva da Teoria Crítica algumas imagens relacionadas à educação física escolar publicadas na imprensa barcelonesa do início do século XX. Através das imagens visualizamos o avanço da educação física da época e apresentamos a proporção de ‘dispositivos’ (técnicas de saber/poder) que configuraram no imaginário coletivo a ideia de uma disciplina moderna e de progresso necessária para a construção social e nacional.

Palabras clave : Espanha; Foucault; ginástica; capitalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )