SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The captive radio in radio schools: a culture artefact of education to ‘naïve’ caboclos in the Prelature of Guamá, Pará’s Amazon (1961-1971)Children’s Literature editing in Fortaleza. regional variations and cultural mediations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MORAES, Felipe Tavares de. ‘Saber é poder’ e o saber do poder: José Veríssimo (1857-1916) entre a ‘marginalização’ e o ‘engajamento’ educativo na Província do Pará (1881-1884). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e117.  Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e117.

Este artigo analisa a ‘experiência educativa’ de José Veríssimo associada à ‘marginalização’ e ao ‘engajamento’ político na província do Pará. No contexto de polarização política entre tradição imperial e política científica, ocorreu o concurso para a cadeira de francês do Liceu Paraense (1881) e emergiu a Sociedade Paraense Promotora da Instrução (1883-1884). Considero que a desclassificação no concurso foi uma forma de marginalização das posições profissionais prestigiadas e constatação a respeito da ‘decadência’ das instituições imperiais - conhecendo o ‘saber do poder’ -, permitindo o engajamento na Sociedade - promovendo o ‘saber é poder’ -, ao se apropriar das práticas político-culturais da Geração 1870 de contestação do status quo saquarema no contexto amazônico.

Keywords : Amazônia; geração 1870; política científica; instrução pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )