SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Padre Vitor: a black educator between slavery and holinessSex education in the confessional: mediation of Science by Catholics in the journals Lar Católico and Família Cristã (1950s) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SOUTHWELL, Myriam. ‘O espírito do povo’: estética, professores e folclore na Argentina na década de 1920. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e132.  Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e132.

A década de 1920 foi extremamente rica em termos de processos e problemas de relevância singular e também foi uma década prolífica em termos de debates e geração de novas propostas. O clima social do pós-guerra colocou em crise os preceitos mais racionalistas que o liberalismo do século XIX havia instalado e levou à inclusão de formas de conhecimento ligadas ao espiritual e à sensibilidade, além da preeminência da razão. Para explorar algumas das prioridades educacionais, nos deteremos na análise da Pesquisa Nacional de Folclore ou Pesquisa de Ensino, realizada em 1921 e cujos resultados foram reunidos na ‘Colección de Folklore’. Foi uma iniciativa para a qual os professores das escolas nacionais de todo o país foram contratados para coletar os elementos folclóricos que encontravam em sua jurisdição: crenças e costumes, narrativas e ditados, arte e ciência popular para aprender e prescrever ‘O espírito do povo’.

Keywords : folclore; conhecimento popular; ensino; estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )