SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Padre Vitor: um educador negro entre a escravidão e a santidadeA educação sexual no confessionário: mediação da ciência pelos católicos nos impressos Lar Católico e Família Cristã (década de 1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOUTHWELL, Myriam. ‘O espírito do povo’: estética, professores e folclore na Argentina na década de 1920. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e132.  Epub 01-Ago-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e132.

A década de 1920 foi extremamente rica em termos de processos e problemas de relevância singular e também foi uma década prolífica em termos de debates e geração de novas propostas. O clima social do pós-guerra colocou em crise os preceitos mais racionalistas que o liberalismo do século XIX havia instalado e levou à inclusão de formas de conhecimento ligadas ao espiritual e à sensibilidade, além da preeminência da razão. Para explorar algumas das prioridades educacionais, nos deteremos na análise da Pesquisa Nacional de Folclore ou Pesquisa de Ensino, realizada em 1921 e cujos resultados foram reunidos na ‘Colección de Folklore’. Foi uma iniciativa para a qual os professores das escolas nacionais de todo o país foram contratados para coletar os elementos folclóricos que encontravam em sua jurisdição: crenças e costumes, narrativas e ditados, arte e ciência popular para aprender e prescrever ‘O espírito do povo’.

Palavras-chave : folclore; conhecimento popular; ensino; estética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )