SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MAHAMUD-ANGULO, Kira. Proposta metodológica multimodal e interdisciplinar na pesquisa manualística. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e097.  Epub 02-Jan-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e097.

Resumo: O primeiro objetivo deste artigo é prosseguir no desenvolvimento de questões metodológicas relacionadas com a pesquisa manualística, construindo a partir da base de trabalhos teóricos e empíricos anteriores. Esse propósito conduz ao segundo objetivo: ressaltar a relevância e necessidade de estudar a fundo, desde uma perspectiva teórica e crítica, os aspectos metodológicos da análise de livros de texto. Por fim, o terceiro objetivo é apresentar uma proposta metodológica multimodal e interdisciplinar que permita obter informações sobre o manual escolar como fonte documental historiográfica, social e política, de maneira rigorosa. Enfatiza-se a importância de diferenciar o livro de texto como documento singular multicontextualizado, por um lado, e o objeto de estudo dentro do manual, por outro.

Palavras-chave : metodologia; manualística; interdisciplinaridade; enfoque interpretativo contextual e textual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )