SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Textbooks according to the sociology of knowledge: a theoretical-methodological approachVisual Anthropology contributions to the Analysis of Reading Materials on Indigenous Peoples.Or how to Reduce the Risks of an ‘Insular’ Study of School Textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CIGALES, Marcelo  and  OLIVEIRA, Amurabi. Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e099.  Epub Jan 02, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e099.

Resumo: O artigo apresenta uma metodologia de análise de manuais escolares sob uma perspectiva relacional, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu. Primeiramente, discutimos as diferentes nomenclaturas sobre o manual escolar, abordando o desenvolvimento do campo de pesquisa denominado manualística, para então destacarmos três elementos metodológicos: a) os manuais escolares respondem a exigências externas, pois são produtos pedagógicos projetados por diferentes agentes do campo educacional que possuem distintas representações do mundo social; b) possuem uma lógica interna, pois fazem parte da cultura escolar para onde são direcionados, recepcionados e ressignificados; e, c) exigem para sua análise uma pluralidade de métodos, sendo a análise de conteúdo e documental insuficientes para a compreensão sociológica desse objeto.

Keywords : manuais escolares; metodologia; sociologia; manualística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )