SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Aspectos metodológicos en el análisis de manuales escolares: una perspectiva relacionalLas imágenes y sus interpretaciones en los textos escolares españoles. Una propuesta metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ARTIEDA, Teresa Laura. Contribuições da antropologia visual para a análise de leituras sobre povos indígenas.Ou de como reduzir os inconvenientes de um estudo ‘isolado’ dos textos escolares. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e100.  Epub 02-Ene-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e100.

Resumo: Neste artigo exponho uma metodologia de análise de leituras acerca de indígenas nos livros escolares da Argentina (1885-1940). Argumento sobre a importância de reconstituir o contexto sócio histórico da produção, além de descrever os procedimentos metodológicos e explicar o caráter multidisciplinar desta investigação. Apresento as contribuições da história e da antropologia e aprofundo na antropologia visual. Estudos sobre a fotografia etnográfica do final do século XIX e princípios do século XX, facilitam os significados interpretativos dos retratos sobre indígenas reproduzidos nos livros escolares. O recurso à antropologia visual foi um dos caminhos mais produtivos para compreender esses livros como peças de um universo social maior no qual fazem sentido.

Palabras clave : livros de leitura; povos indígenas; condições de produção; procedimentos metodológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )