SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacionalAs imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis: uma proposta metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ARTIEDA, Teresa Laura. Contribuições da antropologia visual para a análise de leituras sobre povos indígenas.Ou de como reduzir os inconvenientes de um estudo ‘isolado’ dos textos escolares. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e100.  Epub 02-Jan-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e100.

Resumo: Neste artigo exponho uma metodologia de análise de leituras acerca de indígenas nos livros escolares da Argentina (1885-1940). Argumento sobre a importância de reconstituir o contexto sócio histórico da produção, além de descrever os procedimentos metodológicos e explicar o caráter multidisciplinar desta investigação. Apresento as contribuições da história e da antropologia e aprofundo na antropologia visual. Estudos sobre a fotografia etnográfica do final do século XIX e princípios do século XX, facilitam os significados interpretativos dos retratos sobre indígenas reproduzidos nos livros escolares. O recurso à antropologia visual foi um dos caminhos mais produtivos para compreender esses livros como peças de um universo social maior no qual fazem sentido.

Palavras-chave : livros de leitura; povos indígenas; condições de produção; procedimentos metodológicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )