SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Visual Anthropology contributions to the Analysis of Reading Materials on Indigenous Peoples.Or how to Reduce the Risks of an ‘Insular’ Study of School Textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BADANELLI, Ana Maria. As imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis: uma proposta metodológica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e101.  Epub Jan 02, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e101.

Resumo: Os historiadores da educação estão se voltando cada vez mais para o estudo das instituições escolares, sendo os livros escolares, fontes históricas relevantes nessa questão ao se constituírem como dispositivos textuais e iconográficos. Assim, a comunidade de pesquisadores se utiliza tanto dos conteúdos dos livros como das imagens, como fonte para conhecer o passado históricos dos processos educativos. Tendo isso em questão, neste trabalho busca-se propor uma metodologia de análise que leve em conta os modos de interrelação entre a expressão, formas de representação e o conteúdo dos textos escolares editados na Espanha entre a metade do século XX e início do século XXI, destinados a transmitir conteúdos, valores, ideologias e crenças.

Keywords : iconografia; iconologia; manualística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )