Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
BADANELLI, Ana Maria. As imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis: uma proposta metodológica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e101. Epub 02-Ene-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e101.
Resumo: Os historiadores da educação estão se voltando cada vez mais para o estudo das instituições escolares, sendo os livros escolares, fontes históricas relevantes nessa questão ao se constituírem como dispositivos textuais e iconográficos. Assim, a comunidade de pesquisadores se utiliza tanto dos conteúdos dos livros como das imagens, como fonte para conhecer o passado históricos dos processos educativos. Tendo isso em questão, neste trabalho busca-se propor uma metodologia de análise que leve em conta os modos de interrelação entre a expressão, formas de representação e o conteúdo dos textos escolares editados na Espanha entre a metade do século XX e início do século XXI, destinados a transmitir conteúdos, valores, ideologias e crenças.
Palabras clave : iconografia; iconologia; manualística.