SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Aportes de la antropología visual al análisis de lecturas sobre pueblos indígenas. O de cómo disminuir los riesgos de un estudio ‘insular’ de los textos escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BADANELLI, Ana Maria. As imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis: uma proposta metodológica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e101.  Epub 02-Ene-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e101.

Resumo: Os historiadores da educação estão se voltando cada vez mais para o estudo das instituições escolares, sendo os livros escolares, fontes históricas relevantes nessa questão ao se constituírem como dispositivos textuais e iconográficos. Assim, a comunidade de pesquisadores se utiliza tanto dos conteúdos dos livros como das imagens, como fonte para conhecer o passado históricos dos processos educativos. Tendo isso em questão, neste trabalho busca-se propor uma metodologia de análise que leve em conta os modos de interrelação entre a expressão, formas de representação e o conteúdo dos textos escolares editados na Espanha entre a metade do século XX e início do século XXI, destinados a transmitir conteúdos, valores, ideologias e crenças.

Palabras clave : iconografia; iconologia; manualística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )