SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Contribuições da antropologia visual para a análise de leituras sobre povos indígenas.Ou de como reduzir os inconvenientes de um estudo ‘isolado’ dos textos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BADANELLI, Ana Maria. As imagens e suas interpretações nos textos escolares espanhóis: uma proposta metodológica. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e101.  Epub 02-Jan-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e101.

Resumo: Os historiadores da educação estão se voltando cada vez mais para o estudo das instituições escolares, sendo os livros escolares, fontes históricas relevantes nessa questão ao se constituírem como dispositivos textuais e iconográficos. Assim, a comunidade de pesquisadores se utiliza tanto dos conteúdos dos livros como das imagens, como fonte para conhecer o passado históricos dos processos educativos. Tendo isso em questão, neste trabalho busca-se propor uma metodologia de análise que leve em conta os modos de interrelação entre a expressão, formas de representação e o conteúdo dos textos escolares editados na Espanha entre a metade do século XX e início do século XXI, destinados a transmitir conteúdos, valores, ideologias e crenças.

Palavras-chave : iconografia; iconologia; manualística.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )