SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Educação e trabalho; raça e classe no pensamento de um intelectual negro: Manuel Querino - Bahia (1870-1920)A Gazeta de Caracas no início do movimento pela independência: análise de notícias educacionais publicadas no primeiro jornal da imprensa venezuelana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ROMANO, Antonio. Os dilemas na formação do cidadão. Entre educação cívica e educação militar nos processos de emancipação política no século XIX no Uruguai. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e124.  Epub 01-Ago-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e124.

A historiografia da educação uruguaia não tem se ocupado das contradições acontecidas durante o processo de constituição do bacharelado que foi ministrado na Universidad de la República durante todo o século XIX. Resulta curiosa a ausência de qualquer menção sobre a instrução militar incluída no programa de ensino secundário em 1887, no momento que se consolidava o currículo do bacharelado em Ciências e Artes e, paradoxalmente, quando o ciclo militarista chegava a sua fase final. O objetivo deste artigo é analisar os argumentos que justificam a inclusão tão tardia da instrução militar na formação universitária e na formação normalista por meio de um trabalho que combina os arquivos institucionais e os arquivos pessoais.

Palavras-chave : batalhões escolares; bacharelado clássico; instrução militar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )