SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Education and brazility: the getulist nationalization policy in the school context in Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)Nationalists and libertarians: tensions around the national symbols and commemorations in primary education (Argentina, 1910-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Márcia Cabral da. Historias da nossa terra: sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e128.  Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e128.

Este artigo apresenta um recorte de um estudo sobre livros escolares de leitura em circulação no Brasil nas primeiras décadas do período republicano. De modo específico, examinou-se o livro Historias da nossa terra, escrito por Julia Lopes de Almeida e publicado originalmente em 1907. O estudo orientou-se pela seguinte questão: de que modo Historias da nossa terra e inseriu na morfologia dos livros escolares de leitura, cuja materialidade e conteúdo veicularam um padrão cívico e patriótico referido à nação brasileira republicana? A fundamentação teórica ancorou-se em estudos da história da educação e da história cultural. O livro se alinhou aos livros escolares do período e contribuiu para a construção da nação brasileira por meio do impresso.

Keywords : história da educação; Julia Lopes de Almeida; padrão cívico e patriótico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )