SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Nationalists and libertarians: tensions around the national symbols and commemorations in primary education (Argentina, 1910-1930)The country holidays in Barcelona (1930-1932). Iconographical analysis of the gender key experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

COSTA, Patrícia Coelho da  and  SOARES, Jefferson da Costa. O centenário da independência brasileira em nossas escolas primárias: narrativas históricas escolares em disputa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2020, vol.20, e130.  Epub Aug 01, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e130.

O artigo propõe um estudo sobre como os inspetores de ensino, agentes do Estado, especialistas em ensino de história e historiadores pretenderam se apropriar das comemorações do centenário da independência brasileira para afirmar uma determinada visão deste fato histórico na escola primária. Por meio da análise documental da revista A Escola Primária, o tema foi tratado sob duas perspectivas. A primeira são as disputas historiográficas. A segunda é a dimensão pedagógica a partir do processo de transposição didática. Os resultados da pesquisa indicam os investimentos de especialistas na narrativa histórica escolar sobre a independência brasileira praticada no ensino primário, à medida que era importante via de consolidação da identidade nacional.

Keywords : emancipação política; história; ensino primário; narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )