SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Do caráter estético do esporte: apontamentos de Jorge Romero BrestEntre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education Fellowship índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

AMSTEL, Narayna Astra Van; QUITZAU, Evelise Amgarten  e  SILVA, Marcelo Moraes e. ‘O corpo como residência do Espírito Santo’: a educação do corpo na obra de Benjamin Franklin (1732-1790). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e146.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e146.

Benjamin Franklin foi um pensador americano que se tornou figura emblemática do imaginário estadunidense. Neste artigo, apresentam-se suas contribuições relativas à educação do corpo. Para se alcançar o intento, realizou-se uma pesquisa, tendo-se como fontes os escritos de Franklin que abordaram prescrições em relação à dieta e exercícios físicos. Demonstrou-se, pela análise das fontes, que uma moral de cunho religioso moldou os cuidados do corpo, apresentando elementos de quantificação, individualização, treinamento e moderação dos hábitos, com ênfase no papel da natação como atividade útil e saudável. Concluiu-se que uma moral protestante influenciou a visão de Franklin em relação à educação do corpo, por meio do utilitarismo vinculado ao ascetismo como estilo de vida.

Palavras-chave : protestantismo; educação do corpo; história do corpo; saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )