SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21‘El cuerpo como residencia del Espíritu Santo’: educación del cuerpo en la obra de Benjamin Franklin (1732-1790)Educación museal y producción de memorias: Museo ‘Ozildo Albano’ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. Entre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education Fellowship. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e147.  Epub 09-Dic-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e147.

Por meio da reconstituição da trajetória profissional de Carleton Wolsey Washburne, este estudo procurou evidenciar as circunstâncias de produção suas ideias educacionais. Ao procurar saber mais sobre sua trajetória e suas ações educacionais, importantes redes de comunicação se revelaram, evidenciando que suas ações não foram isoladas, mas entrelaçadas a redes internacionais, cujos discursos e práticas foram incorporados por indivíduos e instituições adeptas da Éducation Nouvelle defendida pela New Education Fellowship [NEF]. De modo específico, interessa saber quais ideias de Washburne, os periódicos fundadores da NEF, fizeram circular internacionalmente. Para tanto, essa pesquisa se insere no campo da História da Educação e da História Cultural, utiliza-se da análise documental amparando-se nos estudos de Michel de Certeau e Peter Burke. Os resultados evidenciaram que a circulação das ideias de Washburne, via publicações da NEF, não privilegiou o conjunto de sua obra, mas os materiais autoinstrucionais, em especial os referentes ao ensino de aritmética.

Palabras clave : educação progressista; escola individualizada; educação nova; ensino de aritmética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )