SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Entre produção e circulação: os estudos de Carleton Washburne via publicações da New Education FellowshipO cuidar como profissão das mulheres: ensino superior e representação de gênero na trajetória intelectual de Edudésia Vieira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. Educação museal e produção de memórias: o Museu ‘Ozildo Albano’. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e148.  Epub 17-Dez-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e148.

O artigo discorre sobre a construção de memórias construídas pelo público-visitante a partir da narrativa museal, produzida pelo Museu Ozildo Albano (Picos/Piauí) e seus possíveis usos para o ensino de história. Para isso, faremos uso, de um lado, das representações sobre o passado veiculadas por essa instituição cultural; de outro, analisaremos as percepções de estudantes universitários que o visitaram. Sob esta ótica, relacionaremos o papel do museu ao âmbito da memória cultural, por meio da qual enfatizaremos a constituição da ‘memória protética’, tal como idealizada por Alison Landsberg (2009).

Palavras-chave : educação museal; Ozildo Albano; memória protética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )