Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
FARIAS JUNIOR, José Petrúcio de. Educação museal e produção de memórias: o Museu ‘Ozildo Albano’. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e148. Epub 17-Dez-2020. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e148.
O artigo discorre sobre a construção de memórias construídas pelo público-visitante a partir da narrativa museal, produzida pelo Museu Ozildo Albano (Picos/Piauí) e seus possíveis usos para o ensino de história. Para isso, faremos uso, de um lado, das representações sobre o passado veiculadas por essa instituição cultural; de outro, analisaremos as percepções de estudantes universitários que o visitaram. Sob esta ótica, relacionaremos o papel do museu ao âmbito da memória cultural, por meio da qual enfatizaremos a constituição da ‘memória protética’, tal como idealizada por Alison Landsberg (2009).
Palavras-chave : educação museal; Ozildo Albano; memória protética.