SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educação museal e produção de memórias: o Museu ‘Ozildo Albano’A temática da ‘educação pública’ na escrita da história da educação de Lorenzo Luzuriaga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GALVINCIO, Amanda Sousa  e  COSTA, Jean Carlo de Carvalho. O cuidar como profissão das mulheres: ensino superior e representação de gênero na trajetória intelectual de Edudésia Vieira. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e149.  Epub 17-Dez-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e149.

Na transição do século XIX para o século XX poucas foram as mulheres que tiveram acesso ao ensino superior. Neste artigo, investigamos a trajetória intelectual de Eudésia Vieira: a primeira médica paraibana, formada em 1934. O estudo utilizou fontes (auto)biográficas e artigos de jornais. Diante disso, é possível indicar três elementos comuns nas trajetórias das primeiras médicas brasileiras: 1) as dificuldades enfrentadas por elas no contexto político e cultural do período, 2) a profissão docente como a primeira atividade realizada no espaço público e 3) a medicina como profissão para cuidar de outras mulheres e das crianças. Além disso, Eudésia Vieira fez parte do grupo de intelectuais católicas que ascenderam na imprensa para propagar os ideais reformistas de cunho cristão.

Palavras-chave : educação; emancipação feminina; reforma social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )