SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Cuidando como profesión de una mujer: una educación superior y relaciones de género en el camino intelectual de Edudesia VieiraEl rito de la confirmación luterana y la escolarización de los pomeranos: un levantamiento del estado de la arte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MENEZES, Roni Cleber Dias de. A temática da ‘educação pública’ na escrita da história da educação de Lorenzo Luzuriaga. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e150.  Epub 18-Dic-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e150.

O artigo trata do comparecimento da temática ‘educação pública’ na obra pedagógica do educador espanhol Lorenzo Luzuriaga, buscando uma compreensão acerca dos traços de sua escrita da história da educação que são dados a ver nos seus títulos que integram a Biblioteca del Maestro, coleção organizada por ele mesmo na Editorial Losada de Buenos Aires. Tais traços são pensados fundamentalmente a partir da análise do livro Historia de la educación pública, publicado em 1946, e também por intermédio da perscrutação da trajetória intelectual de Luzuriaga. Os procedimentos adotados intentam fornecer possíveis respostas às representações assumidas por uma noção cara ao seu professado escolanovismo, o da prerrogativa estatal na organização da educação, tomando-se por ângulo de observação uma das obras representativas do seu modo de escrita da história da educação. Os resultados da investigação apontam para o enquadramento da temática na perspectiva do internacionalismo que ganhava força com o final da Segunda Guerra Mundial e a criação de instituições de alcance global, como a Organização das Nações Unidas.

Palabras clave : manuais escolares; escrita da história da educação; história dos intelectuais da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )