SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El tema de la ‘educación pública’ en la escritura de la historia de la educación por Lorenzo Luzuriaga‘La universidad que espera!’:propuestas para una educación superior en discursos intelectuales de generación 1870 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ROMIG, Karen Laiz Krause  y  WEIDUSCHADT, Patrícia. O rito da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos: um levantamento do estado da arte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e151.  Epub 18-Dic-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e151.

Pensando que o campo da História da Educação tem ampliado o seu espectro investigativo a fim de compreender temas subjacentes à escolarização, o presente trabalho apresenta um levantamento de pesquisas desenvolvidas sobre luteranismo, escolas paroquiais, ritos de passagem e confirmação luterana, para construir um estado da arte que serviu de referencial para uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico. As buscas foram efetuadas em sites de bancos de dados e revistas eletrônicas da área de história da educação. O entrelaçamento entre os temas da escolarização e da religiosidade luterana demonstrou-se, então, profícuo para entender elementos educativos que envolvem o grupo étnico pomerano e para o desenvolvimento da pesquisa maior.

Palabras clave : ritos luteranos; escolas comunitárias; estado da arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )