SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A temática da ‘educação pública’ na escrita da história da educação de Lorenzo Luzuriaga‘A universidade que espere!’: propostas para o ensino superior nos discursos de intelectuais da geração 1870 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ROMIG, Karen Laiz Krause  e  WEIDUSCHADT, Patrícia. O rito da confirmação luterana e a escolarização dos pomeranos: um levantamento do estado da arte. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e151.  Epub 18-Dez-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e151.

Pensando que o campo da História da Educação tem ampliado o seu espectro investigativo a fim de compreender temas subjacentes à escolarização, o presente trabalho apresenta um levantamento de pesquisas desenvolvidas sobre luteranismo, escolas paroquiais, ritos de passagem e confirmação luterana, para construir um estado da arte que serviu de referencial para uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico. As buscas foram efetuadas em sites de bancos de dados e revistas eletrônicas da área de história da educação. O entrelaçamento entre os temas da escolarização e da religiosidade luterana demonstrou-se, então, profícuo para entender elementos educativos que envolvem o grupo étnico pomerano e para o desenvolvimento da pesquisa maior.

Palavras-chave : ritos luteranos; escolas comunitárias; estado da arte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )