SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The rite of luteran confirmation and the schooling of pomerans: a survey of the state of artChurch, State and education:an analysis of the constitution of the Movimento de Educação de Base (MEB) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CONCEICAO, Joaquim Tavares da  and  SANTOS, Laísa Dias. ‘A universidade que espere!’: propostas para o ensino superior nos discursos de intelectuais da geração 1870. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e152.  Epub Dec 22, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e152.

Este artigo apresenta uma compreensão de ideias defendidas por seis intelectuais da ‘geração 1870’ sobre a criação da universidade no Brasil no período de 1870 a 1889. A partir da história dos intelectuais e da utilização de diferentes tipologias de fontes, foi possível considerar que a implantação da universidade deveria esperar por ser entendida ora como sinônimo de centralização e monopólio do saber, ora como fim último, resultado de uma reforma gradual da instrução pública. Nos discursos analisados, mesmo que se buscasse o progresso do país e a liberdade da ciência, as condições financeiras, políticas e sociais do Império não permitiram contemplara criação da universidade como melhor alternativa para os problemas da instrução superior no Brasil.

Keywords : educação superior; história dos intelectuais; história da educação; projetos educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )