SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21‘La universidad que espera!’:propuestas para una educación superior en discursos intelectuales de generación 1870El camino histórico de las leyes y normas nacionales del currículo para la formación en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BILHAO, Isabel Aparecida  y  KLAFKE, Álvaro Antônio. Igreja, Estado e educação: uma análise da constituição do Movimento de Educação de Base (MEB). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e153.  Epub 22-Dic-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e153.

O artigo analisa o processo de constituição do Movimento de Educação de Base - MEB -, refletindo sobre a dinâmica das relações entre Igreja e Estado no Brasil, em um momento em que a educação no meio rural era disputada por diversos grupos sociais. Tem por objetivo compreender como, no interior de um Estado oficialmente laico, pôde ser firmado e justificado um convênio no qual o governo federal brasileiro financiou um movimento proposto e coordenado pela Igreja Católica. Embasando-se teoricamente nas noções de grupos de elite e influência, investiga as aproximações entre os agentes governamentais e religiosos envolvidos na consecução do acordo. Finalmente, analisa o decreto de formalização do convênio, relacionando alguns de seus pontos principais com o processo antecedente.

Palabras clave : história da educação brasileira; política da educação; religião e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )