SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Church, State and education:an analysis of the constitution of the Movimento de Educação de Base (MEB)‘Men who taught America to read’: adult education in Brazil and Mexico(1947-1956) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

METZNER, Andreia Cristina  and  DRIGO, Alexandre Janotta. A trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação Física. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e154.  Epub Dec 22, 2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e154.

O artigo objetivou contextualizar, historicamente, as principais leis e diretrizes que subsidiaram os cursos de formação de professores, sendo o foco principal a formação em educação física. Este estudo caracterizou-se como pesquisa documental. As fontes utilizadas foram leis e diretrizes que permeiam a formação em educação física, tendo como ponto de partida a década de 1930. Nota-se que os cursos de licenciatura estiveram presentes desde as primeiras formações em educação física existentes no Brasil. No entanto, as especificidades da formação de professores não estavam definidas de maneira substancial até as mudanças ocorridas pelas DCN de 2004.

Keywords : formação de professor; legislação; formação inicial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )