SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El camino histórico de las leyes y normas nacionales del currículo para la formación en Educación FísicaEstudiantes luchando por la libertad:la resistencia y la lucha contra la dictadura, Piracicaba/SP - 1964 a 1982 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SILVA, Rony Rei do Nascimento; MESQUITA, Ilka Miglio de  y  NERY, Ana Clara Bortoleto. ‘Homens que ensinaram a América ler’: a educação de adultos no Brasil e México (1947-1956). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e155.  Epub 23-Dic-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e155.

Este texto tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre Jaime Torres Bodet e Manuel Bergström Lourenço Filho, nas campanhas de alfabetização de adultos no México e Brasil, que culminaram com a realização do VI Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos, no Brasil em 1949. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação de adultos no Brasil e México, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa para toda a América Latina, sobretudo, pelas experiências levadas a cabo pela Unesco, OEA e Crefal. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho embasado na História Conectada, tomando como fontes: jornais, revistas e fotografias. Por fim, pode-se concluir que a relação entre esses homens se constituiu no movimento campanhista de erradicação do analfabetismo adulto, levado a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de congressos e, consequentemente, em uma vasta produção intelectual e didática sobre o tema.

Palabras clave : educação de adultos; Jaime Torres e Lourenço Filho; campanhas de alfabetização de adultos; Unesco; Crefal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )