SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação FísicaEstudantes lutando pela liberdade: a resistência e o combate à ditadura, Piracicaba/SP - 1964 a 1982 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Rony Rei do Nascimento; MESQUITA, Ilka Miglio de  e  NERY, Ana Clara Bortoleto. ‘Homens que ensinaram a América ler’: a educação de adultos no Brasil e México (1947-1956). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e155.  Epub 23-Dez-2020. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e155.

Este texto tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre Jaime Torres Bodet e Manuel Bergström Lourenço Filho, nas campanhas de alfabetização de adultos no México e Brasil, que culminaram com a realização do VI Seminário Interamericano de Alfabetização e Educação de Adultos, no Brasil em 1949. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação de adultos no Brasil e México, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa para toda a América Latina, sobretudo, pelas experiências levadas a cabo pela Unesco, OEA e Crefal. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho embasado na História Conectada, tomando como fontes: jornais, revistas e fotografias. Por fim, pode-se concluir que a relação entre esses homens se constituiu no movimento campanhista de erradicação do analfabetismo adulto, levado a cabo em seus respectivos países pela Unesco, que resultou na realização de congressos e, consequentemente, em uma vasta produção intelectual e didática sobre o tema.

Palavras-chave : educação de adultos; Jaime Torres e Lourenço Filho; campanhas de alfabetização de adultos; Unesco; Crefal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )