SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estudiantes luchando por la libertad:la resistencia y la lucha contra la dictadura, Piracicaba/SP - 1964 a 1982Música, gimnasia y danza en la educación secundaria de Brasil en el siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GONDIM, Amanda Marques de Carvalho. A Comissão Nacional de Moral e Civismo e a Mocidade Portuguesa:configurações sociais e identidade nacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e157.  Epub 08-Ene-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e157.

O artigo procura observar como aspectos da educação se apresentaram no Brasil e em Portugal em períodos históricos de regimes ditatoriais. Um dos discursos proferidos foi o que considerava a importância das tradições e sua manutenção para se atingir um estágio civilizacional superior ao vigente, tendo a educação escolar como principal dispositivo. A metodologia utilizada foi a observação de simetrias na categoria identidade nacional em textos do primeiro presidente da Comissão Nacional de Moral e Civismo [CNMC], no Brasil, e do primeiro comissário nacional da Mocidade Portuguesa [MP], em Portugal. Nos dois casos, foram encontradas afirmações acerca da produção da identidade nacional a partir da valorização das tradições, que deveriam ser preservadas e fomentadas na educação nos dois casos.

Palabras clave : Comissão Nacional de Moral e Civismo; Mocidade Portuguesa; ditadura; análise comparativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )