SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estudantes lutando pela liberdade: a resistência e o combate à ditadura, Piracicaba/SP - 1964 a 1982Música, ginástica e dança no ensino secundário no Brasil do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GONDIM, Amanda Marques de Carvalho. A Comissão Nacional de Moral e Civismo e a Mocidade Portuguesa:configurações sociais e identidade nacional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e157.  Epub 08-Jan-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e157.

O artigo procura observar como aspectos da educação se apresentaram no Brasil e em Portugal em períodos históricos de regimes ditatoriais. Um dos discursos proferidos foi o que considerava a importância das tradições e sua manutenção para se atingir um estágio civilizacional superior ao vigente, tendo a educação escolar como principal dispositivo. A metodologia utilizada foi a observação de simetrias na categoria identidade nacional em textos do primeiro presidente da Comissão Nacional de Moral e Civismo [CNMC], no Brasil, e do primeiro comissário nacional da Mocidade Portuguesa [MP], em Portugal. Nos dois casos, foram encontradas afirmações acerca da produção da identidade nacional a partir da valorização das tradições, que deveriam ser preservadas e fomentadas na educação nos dois casos.

Palavras-chave : Comissão Nacional de Moral e Civismo; Mocidade Portuguesa; ditadura; análise comparativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )