SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Comisión Nacional Moral y Cívica: configuraciones sociales e identidad nacionalThe Journal Amauta (1926-1930): a study of a Latin American educational tribune índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

GARCIA, Gilberto Vieira  y  SILVA, Gustavo da Motta. Música, ginástica e dança no ensino secundário no Brasil do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e158.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e158.

O artigo pretende analisar as relações entre o ensino de música, de ginástica e de dança no contexto do ensino secundário, no Rio de Janeiro do século XIX. Para tanto, as análises centraram-se em torno do Imperial Colégio Pedro II, pela sua idealização como instituição modelar para o ensino secundário no país. A concepção das ‘Belas Artes’ que perdurou até o fim do oitocentos, integrando também a música, a ginástica e a dança, será uma base fundamental para as discussões desenvolvidas ao longo do texto. A categoria analítica ‘relação de vizinhança’, definida por André Chervel dentro do estudo da história das disciplinas escolares, foi relevante para o desenvolvimento dessas articulações, sobretudo, para se refletir sobre a importância dessas matérias no currículo escolar.

Palabras clave : Imperial Colégio Pedro II; história da educação musical; história da educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )