SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A cultura escolar democrática no Colégio Universitário da UFMA (1980-1995)A constituição de projetos formativos latino-americanos para a Educação Física(1944-1952) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. Fundamentação da história da educação brasileira:o gesto pedagógico colonial, os processos para consulta e os regimentos, séculos XVII-XVIII. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2021, vol.21, e162.  Epub 27-Jan-2021. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e162.

O objetivo deste estudo é proporcionar o alargamento da concepção de narrativa histórica educacional, nesse caso, do Brasil Colônia, especialmente na transição entre os séculos XVII e XVIII, em torno do conceito de gesto pedagógico colonial. Descrevemos este conceito e propomos sua confrontação com a realidade histórica da formação do território brasileiro, especificamente em torno do território mineiro, nas minas do Serro do Frio (vila do Príncipe, capital da comarca do Serro do Frio atual cidade do Serro/MG). Para isso, introduzimos a noção de documento como processos para consulta escritos em sagradas letras a fim de dizer os ausentes, responsável pela condução dos procedimentos de controle da Coroa portuguesa de seu reino e de suas colônias, a partir de alguns argumentos de António Manuel Hespanha, em especial dos regimentos. A metodologia circunscreve-se em torno de pesquisa bibliográfica de documentos arquivísticos portugueses e brasileiros bem como no diálogo de pensamento com historiadores. O resultado alcançado é a oferta de fundamentação para a narrativa histórica educacional, em especial, para a revelação do papel da educação - formal ou informal - na leitura e escrita da história colonial brasileira.

Palavras-chave : gesto pedagógico colonial; história da educação; Brasil Colônia; documentação colonial brasileira; educação formal e informal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )